quarta-feira, 30 de maio de 2012

Edith canta ao Espíto Santo


Quem és tu, luz, que me inundas
e clareias as trevas de meu coração? Tu me guias, qual mão carinhosa de mãe, se de ti me desprendo, não saberia caminhar
nem mais um passo.

Tu és o espaço, que cerca o meu ser
e em si me acolhe.
Saindo de ti, mergulho no abismo do nada, de onde tu me tiraste.

Tu estás, mais próximo a mim do que eu a mim mesma, e mais íntimo
do meu interior - no entanto, continuas intocável e incompreensível, arrebatando o que existe:
SANTO ESPÍRITO - ETERNO AMOR.

Não és tu o maná, que passa do coração do filho ao meu, comida dos anjos e dos santos?
Ele, que da morte para a vida se levantou, também a mim ressuscitou para a vida.
Arrancou-me do sono da morte, e nova vida Ele me dá de dia para dia.
Um dia sua plenitude indundar-me-á totalmente, vida de tua vida - sim, tu mesmo:
SANTO ESPÍRITO - ETERNA VIDA.

És tu o raio que estala do trono do juiz e irrompe na noite da alma,
que nunca se reconhece a si mesma.
Misericordioso-inexorável,
penetra-lhe os abismos sombrios,
e ela, assustada com a visão de si mesma, cede-lhe confiante o lugar - Santo temor, início daquela sabedoria, que vem das alturas
e nas alturas nos ancora fortemente -, tua realidade nos cria de novo:
SANTO ESPÍRITO - RAIO PENETRANTE.

És tu a canção do amor e santo temor, que ecoa eternamente
ao redor do trono de Deus, que une em si o puro som de todas as criaturas?
A sintonia que une os membros com a cabeça, nela cada um encontra feliz o sentido misterioso de seu ser
e flutua em júbilo, em tuas torrentes:
SANTO ESPÍRITO - ETERNO JÚBILO.

És tua a plenitude, a força do Espírito, pela qual o Cordeiro rompe os selos do livro da vida
por um eterno decreto de Deus.
Impelidos por Ti, os mensageiros do juízo galopam pelo mundo
e separam com espada afiada
o Reino do meio das trevas.
Então, tornar-se-ão novos o céu e a terra, e tudo aparecerá no devido lugar pelo teu sopro:
SANTO ESPÍRITO - FORÇA VENCEDORA.


Edith Stein - Pentecostes, 1942
Referência: Santas doutoras (As)

Nenhum comentário:

Postar um comentário