sábado, 12 de maio de 2012

Comentário do Evangelho

O ódio rejeição do amor

Após o tema do amor, João, fazendo um contraste, apresenta, agora, o tema do ódio do mundo. Trata-se do ódio dos poderosos deste mundo. Os discípulos que dão testemunho de amor e da libertação no mundo são odiados por aqueles que, assenhoreando-se do poder, usufruem das estruturas injustas nas quais o amor é abolido.
O amor suscita o ódio daqueles que rejeitam este amor. O primeiro a ser odiado pelos donos do poder foi o próprio Jesus. Em decorrência, os discípulos, escolhidos e identificados com ele, também são odiados. Suas palavras serão vigiadas e os discípulos serão perseguidos. A advertência reflete as perseguições aos cristãos da parte da sinagoga, no fim do primeiro século.
O ódio surge da ambição da acumulação de bens e poder, a qual se faz às custas da liberdade e do sacrifício da maioria do povo. Aqueles que retêm em suas mãos o poder econômico, militar, político ou religioso, para gozarem de privilégios pessoais ou de grupo, odeiam e exterminam aqueles que ameaçam seu status. Porém, os discípulos, em comunhão com Jesus, perseveram destemidamente na construção do mundo novo possível, na justiça, na liberdade e no amor.

José Raimundo Oliva

Oração
Pai, faze-me forte para enfrentar o ódio e a perseguição do mundo, sem abrir mão de minha fidelidade a ti e a teu Reino, a exemplo de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário