quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Santo do dia

21/12
São Pedro Canísio
São Pedro Kanijs, nasceu em Nimega, Holanda, no ano 1521. Filho do prefeito de Nimega, Pedro Kanijs, em Latim Canisius, teve a responsabilidade de freqüentar ótimas escolaras, Direito canônico em Lovaina e Direito civil em Colônia. Nesta cidade gostava de pessar o tempo livre no mosteiro dos Cartuxos. Ninguém suspeitava queo jovem advogado, a quem o pai havia garantido bom encaminhamento na profissão, sob as ricas roupas carregasse o cilício. A leitura do breve livro dos Exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola determinou uma reviravolta decisiva em sua vida: cumprida a piedosa prática em Mogúncia sob a direção do padre Faber, entrou na Companhia de Jesus, e foi o oitavo que emitiu votos solenes. Na jovem Ordem teve oportunidade de cultivar os seus estudos preferidos e o seu amor pela erudição. A ele se deve a publicação das obras de São Cirilo de Alexandria, de São Leão Magno, de São Jerônimo e de Ósio de Córdoba.

O apelido arranjado para este santo martelo dos hereges é totalmente impróprio, pois pode ser definido como um ferro entre a bigorna e o martelo, isto é, alvo da irritação que a sua pregação suscitava nos ambientes protestantes, e da malevolência e inveja de seus próprios companheiros de religião. Viveu em pleno cliema de reforma e de contra-reforma. Tomou parte ativa no concílio de Trento, como teólogo do cardeal Truchsess e conselheiro do papa. Distinguiu-se por sua cultura teológica, pelo zelo e operosidade, mas também pelo espírito pacífico, conciliador. Santo Inácio chamou-o a Itália e mandou-o à Sicília para aí fundar o primeiro dos renomados colégios, depois Bolonha e mais tarde Alemanha onde permaneceu por 30 anos na qualidade de superior provincial. Teve o merecido epíteto de segundo apóstolo da Alemanha (o primeiro foi são Bonifácio).

São Pedro Canísio morreu a 21 de Dezembro de 1597, em Friburgo, na Suíça. Teve as honras dos altares e o título de doutor da Igreja em 1925.

Nenhum comentário:

Postar um comentário