sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Olhar para onde? - Pe. Zezinho, scj

 Pe. Zezinho, scj

Olhar para onde quando a gente fala com Deus? Algumas pessoas fecham os olhos, outras pessoas olham para o lado com olhar perdido, outras olham para cima, como se Deus estivesse lá em alguma estrela, lá no infinito onde os nossos olhos se perderam.
Alguns deitam-se sobre a terra para mostrar sua disposição de servos. Alguns se curvam e se ajoelham, há os que se sentam num banco de Igreja ou numa poltrona de sala escura e lá seus pensamentos se perdem no Deus que eles amam.
Mas olhar para onde, quando falamos de Deus? O certo seria olhar para toda parte e para lugar nenhum, porque Ele está em toda parte e não está em nenhum lugar onde nós achamos que Ele esteja, nem do jeito que pensamos que Ele esteja. Ele estará onde Ele quiser e do jeito que Ele quiser, mas não do nosso jeito. Por isso podemos olhar para o céu, mas Ele não está apenas lá. Aliás, corretamente falando, é o céu que está em Deus e não Deus que está no céu. Deus é maior do que o céu. Não é o céu que circunda Deus , é Deu que circunda o céu, da mesma forma que a mulher é maior do que seu ventre onde se geram vidas. Deus é maior do que qualquer onde que imaginarmos. Ele é o próprio onde!...
Podemos olhar para o lado, ou perder nosso olhar no infinito. Ele está lá, mas não está só lá. Podemos até olhar pra dentro de nós. Ele está lá, mas não está só lá. Deus é mais do que uma idéia, mais do que um conceito: é o eterno existente. Mas, como nossos pensamentos e nossas categorias são extremamente limitados, então, nem os olhos do rosto e nem os olhos da mente e nem os sentimentos conseguem vê-lo de verdade. É por isso que contemplamos e demoramos, em atitude de templo, a tentar compreender o que é crer neste Ser. Ele é maior do que tudo o que possamos imaginar. É o desafio eterno e permanente a qualquer inteligência. Único e inteligente de verdade é Ele. Só Ele é capaz de intus-legere, ler dentro de tudo. Nós ficamos sempre na periferia e jamais chegaremos ao profundo. Não temos essa capacidade.

http://www.padrezezinhoscj.com/
Comentários para: online@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário