quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mensagem para O Dia Mundial da Paz - 1o. de Janeiro - Bento XVI

Mensagem para O Dia Mundial da Paz - 1o. de Janeiro
Bento XVI
Há vinte anos, ao dedicar a Mensagem do Dia Mundial da Paz ao tema Paz com Deus criador, paz com toda a criação, o Papa João Paulo II chamava a atenção para a relação que nós, enquanto criaturas de Deus, temos com o universo que nos circunda. «Observa-se nos nossos dias - escrevia ele - uma consciência crescente de que a paz mundial está ameaçada (.) também pela falta do respeito devido à natureza».
E acrescentava que esta consciência ecológica «não deve ser reprimida mas antes favorecida, de maneira que se desenvolva e vá amadurecendo até encontrar expressão adequada em programas e iniciativas concretas».
Já outros meus predecessores se referiram à relação existente entre o homem e o ambiente; por exemplo, em 1971, por ocasião do octogésimo aniversário da encíclica Rerum novarum de Leão XIII, Paulo VI houve por bem sublinhar que, «por motivo de uma exploração inconsiderada da natureza, [o homem] começa a correr o risco de a destruir e de vir a ser, também ele, vítima dessa degradação».
E acrescentou que, deste modo, «não só o ambiente material se torna uma ameaça permanente - poluições e lixo, novas doenças, poder destruidor absoluto - mas é o próprio contexto humano que o homem não consegue dominar, criando assim para o dia de amanhã um ambiente global que se lhe poderá tornar insuportável.
Problema social de grande envergadura, este, que diz respeito à toda a família humana».

Leia toda a mesnagem do Dia Mundila da Paz em:
http://paulinas.comunica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário