sábado, 24 de dezembro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - 24/12/2011



Dia: 24/12/2011
Primeira Leitura: 2º Tessalonicenses 3, 1-5; 7, 8-12.14.16

IV SEMANA DO ADVENTO
(roxo, pref. do advento II - ofício do dia)

Leitura do segundo livro de Samuel - 1Por fim, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja estimada, tal como acontece entre vós, 2e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque nem todos possuem a fé. 3Mas o Senhor é fiel, e ele há de vos dar forças e vos preservar do mal. 4Quanto a vós, temos plena certeza no Senhor de que estareis cumprindo e continuareis a cumprir o que vos prescrevemos. 5Que o Senhor dirija os vossos corações para o amor de Deus e a paciência de Cristo. - Palavra do Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus. 

Salmo Responsorial(88)

REFRÃO: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

1. Cantarei, eternamente, as bondades do Senhor; minha boca publicará sua fidelidade de geração em geração. Com efeito, vós dissestes: A bondade é um edifício eterno. Vossa fidelidade firmastes no céu. - R.

2. Concluí, dizeis vós, uma aliança com o meu eleito; liguei-me por juramento a Davi, meu servo. Conservarei tua linhagem para sempre, manterei teu trono em todas as gerações. - R.

3. Ele me invocará: Vós sois meu Pai, vós sois meu Deus e meu rochedo protetor. - R.

4. Assegurado lhe estará o favor eterno, e indissolúvel será meu pacto com ele. - R.


Evangelho: Lucas 1, 67-79

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
 
 
 - Naquele tempo, 67Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos: 68Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo, 69e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo 70(como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas), 71para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam. 72Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança, 73segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem temor, 74libertados de mãos inimigas, possamos servi-lo 75em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida. 76E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, 77para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados. 78Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente, 79que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz. - Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário