domingo, 4 de dezembro de 2011

Comentário do Evangelho

O batismo de João

A palavra "evangelho", que tem origem no grego e significa "boa notícia", era usada para exprimir o anúncio das novidades dos imperadores romanos, tais como uma visita a ser feita ou o nascimento de um herdeiro. Nas cartas paulinas a palavra é usada 74 vezes com o sentido de anúncio da morte e ressurreição gloriosa de Cristo, sem nenhuma referência ao convívio histórico de Jesus com as pessoas. No evangelho de Marcos, escrito após o término do ministério de Paulo, a palavra passa a ter um novo sentido: o evangelho é o anúncio da vida de Jesus, desde o batismo de João até a sua morte e ressurreição. Os evangelhos de Mateus e Lucas, posteriores ao de Marcos, iniciarão seus textos com as narrativas de infância de Jesus, a partir do anúncio de seu nascimento, pelo anjo.
João Batista tem grande influência no início do ministério de Jesus. Ele era filho de sacerdote, porém rompe com a tradição sacerdotal e com o Templo de Jerusalém. Indo para a periferia às margens do Jordão ele se afasta do Templo, e pregando a conversão de vida à prática da justiça, com o que o pecado é extinto, ele rompe com os rituais de sacrifícios e ofertas pelo pecado a serem feitas com os sacerdotes. Com sua pregação João prepara os caminhos de Jesus, o que é visto como cumprimento da profecia de Isaías (Mc 1,2-3, cf. primeira leitura). Isaías profetizava o retorno dos exilados da Babilônia para Jerusalém. Agora é Jesus que vem resgatar os excluídos e oprimidos fazendo-se o caminho para o Pai. O ritual externo do batismo de João, com o mergulho e o renascimento pelas águas, é símbolo do compromisso fundamental de conversão à prática da justiça. E a prática da justiça acarreta a libertação dos pecados, com a instauração de um mundo digno e justo, os novos céus e a nova terra (cf. segunda leitura), nos quais habitará a justiça verdadeira, aquela que atenda a todos os direitos humanos. O batismo de João é assumido por Jesus que lhe dá o caráter de participação na vida divina através do dom do Espírito Santo. O tempo do Advento é o tempo da vigilância, do estar atento, com a fé que nos permite reconhecer o Filho de Deus encarnado que permanece conosco.


José Raimundo Oliva

Oração
Senhor Jesus, a exemplo de João Batista, faze-me teu mensageiro, que prepare tua chegada no coração de quem precisa de ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário