quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Catequese da esperança - Pe. Zezinho, scj

 Pe. Zezinho, scj

Uma simpática história, que quase todo mundo já ouviu ou narrou, embora pouco científica fala de duas rãs que caíram numa barrica de leite. Uma delas não tinha esperança. Não vendo saída imaginou seu fim trágico e o abreviou. Prendeu a respiração e morreu minutos depois. A que tinha esperança bateu-se até que acabou pisando em algo duro. De tanto espernear para não morrer, o leite havia se transformado em manteiga. Vale como ilustração para milhões de seres humanos. Sua esperança transforma as coisas. Vencem porque acreditam que, mesmo sem saída, encontrarão alguma solução. Não confundem solução com saída. Se o mundo não lhes deixa nenhuma saída, eles encontram uma outra solução.O rio sempre acha o seu caminho, mesmo quando uma barreira desliza sobre ele.

Paulo lembra que a falsa certeza decepciona, mas a serena esperança não. Há esperanças verdadeiras e falsas. A catequese cristã da esperança está narrada nas histórias de Abraão, Sara, Tobias, José do Egito, Moisés, Susana, Daniel, e centenas de outros personagens para quem aparentemente não havia perspectiva de salvação, ou de realização, mas ela veio. O Eclesiastes diz que quem está vivo tem esperança, pois até um cão vivo é melhor do que um leão morto.( Ecl 9,4 )Jesus costumava perguntar aos beneficiados se eles acreditavam que sua vida poderia mudar e se queriam sua ajuda ( Mt 9,28; Mt 21,22). Para Jesus o verbo crer passa pelo verbo esperar. Paulo diz que Abraão acreditou contra toda a esperança e conseguiu (Rm 4,8) exatamente porque sua fé foi esperançosa. Pela fé nós esperamos com garra que o Espírito nos conceda o que pedimos ( Gl 5,5), diz Paulo . A garra é a esperança. Poderíamos dizer que a esperança e a fé continuada. Nossa cidadania, está no céu (Flp 3,20), diz ainda o mesmo Paulo, e o que nos caracteriza é a esperança no Salvador que vem de lá. Em Gálatas 2,20 ele afirma que já não é ele que vive, mas Cristo vive nele, porque sua vida no corpo é sustentada pela vida na fé. Aos Efésios ele afirma que ora para que eles conheçam a esperança para a qual Deus os chamou( Ef 1,18), e lembra que quando Deus chama para a fé está chamando para a esperança ( Ef 4,4).

É próprio do apressado mergulhar no marketing de resultados. Garante o que não pode garantir. Promete que não pode prometer. Há milhares de púlpitos de agora pregando certezas. Muitas delas, falsas. Faz melhor o pregador que prega a esperança. Mais experiente, decepcionará menos. ( Rm 5,4-5)

http://www.padrezezinhoscj.com/
Comentários para: online@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário